Guia de classificados de produtos, serviços e estabelecimentos de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ do Grande ABC

Sobre

O Páginas Arco-íris é um guia de classificados de produtos, serviços e estabelecimentos de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ do Grande ABC. A iniciativa promove visibilidade e empoderamento desses grupos no mercado de trabalho, fortalecendo iniciativas baseadas na autogestão, cooperação e solidariedade. O projeto se insere na lógica da economia solidária e busca romper com a divisão tradicional e sexual do trabalho, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ao desenvolver e divulgar este guia, o projeto articula os princípios da economia solidária e da economia feminista, oferecendo uma base de dados que reconhece e valoriza empreendimentos de grupos historicamente marginalizados. A metodologia de amostragem em cadeia (bola de neve) favorece o alcance de uma diversidade de experiências e trajetórias, fortalecendo uma rede solidária no Grande ABC com atenção às questões de gênero, sexualidade, raça e interseccionalidades.

Missão

Promover a visibilidade, o reconhecimento e o empoderamento econômico de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ do Grande ABC, por meio da construção de uma rede de economia solidária baseada em princípios de autogestão, cooperação e justiça social. O Páginas Arco-íris busca fortalecer iniciativas que rompam com desigualdades estruturais de gênero, sexualidade e raça, valorizando a diversidade e as interseccionalidades que compõem nossos territórios.

Visão e Valores

O Páginas Arco-íris almeja ser uma ferramenta de transformação social que fortalece práticas econômicas feministas, solidárias e interseccionais no ABCDMRR. Nosso horizonte é a construção de uma economia mais justa, inclusiva e plural, onde todas as pessoas possam existir, produzir e prosperar com dignidade. Para alcançar esse futuro, o projeto se orienta por valores que fundamentam cada ação e decisão:

  • Solidariedade: acreditamos na força do coletivo e na construção de redes de apoio mútuo.
  • Autogestão: valorizamos processos horizontais, participativos e democráticos.
  • Diversidade: celebramos as múltiplas identidades, histórias e formas de existir.
  • Justiça social: atuamos pelo enfrentamento das desigualdades e pela promoção de direitos.
  • Interseccionalidade: reconhecemos que gênero, sexualidade, raça e classe se entrelaçam na vivência das opressões e das resistências.